BLOG DO ALVO

OS MEUS OLHOS VIRAM A TUA SALVAÇÃO!

Simeão tomou o menino Jesus nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação (Lucas 2:28-30)

Simeão era um homem de fé. Embora vivesse em meio a uma grave crise nacional, política, econômica e religiosa, seguia crendo e esperando o que sabia ser verdade. Ele é movido pelo Espírito Santo para ir ao templo, bem no dia em que o menino Jesus está sendo apresentado, como um bebê judeu, para ser circuncidado.

Findas as cerimônias, o ancião interrompe os cumprimentos da família para uma declaração majestosa. Toma o menino nos braços e faz uma oração das mais espetaculares de toda a Bíblia: “Já posso morrer, Senhor. Eu já vi o que interessa. Meus olhos VIRAM a tua salvação”. Ele entende as conexões. Aquele menino é A SALVAÇÃO. Não apenas traz ou fala dela. Não, o menino é a ÚNICA esperança para um mundo perdido.

Durante toda a sua vida Simeão leu os profetas, tentando fazer a ponte entre o que eles dizem e o que ele vê. Ninguém se encaixa. O Messias não era nenhum dos grandes vultos da história do seu povo. Mas agora a esperança se faz real, em carne e osso. A esperança é JESUS. Aquele menino é o cumprimento pleno de tudo o que os profetas disseram.

O plano da Redenção nunca deixou o seu curso. Deus sempre esteve trabalhando. E agora, “na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para resgatar os que estavam sob a maldição da Lei”. É isso que Simeão entende naquele instante magistral. O menino Jesus em seus braços, nascido alguns dias antes, é a concretização das promessas que Deus fez desde o dia em que o homem pecou.

Obrigado, velho Simeão, por nos ensinar isso de forma tão lúdica e vívida. Muitos até hoje estão fazendo a mesma descoberta que você:  nós também vimos a salvação.

Nós também vimos Jesus!

Marcos Senghi Soares

 

Para ouvir esse texto na voz de Lanne Santos CLIQUE AQUI 

Para ler esse texto na versão em inglês CLIQUE AQUI

Outros textos da Série Especial de Natal:

Um menino nos nasceu

Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?