BLOG DO ALVO

ONDE ESTÁ O RECÉM-NASCIDO REI DOS JUDEUS?

Eram cientistas que vinham de longe. Tinham conhecimento de astronomia, filosofia e até de profecias. Não eram ignorantes manipulados por uma massa de religiosos fanáticos. Eram homens da ciência em busca de uma verdade transformadora.

Não é interessante pensar que homens sábios e estudiosos queriam saber onde estava o menino Jesus e fizeram todos os esforços ao seu alcance para encontrá-lo? A verdadeira ciência nunca fugiu da Verdade.

Mas na sua limitação, acabaram batendo na porta errada. Sua lógica estava certa: se há de nascer um rei, ele deverá estar num palácio. Você não imagina procurar a realeza longe do establishment e perto do estábulo.

Chegaram atrasados, diriam alguns. O menino já tinha nascido. Mas quando viram a estrela estavam no Oriente e tinham um longo caminho a percorrer. Moravam longe, transportes precários, estradas difíceis. Não chegam na noite de Natal. Chegam quando a família já está numa casa. Pela idade de corte que Herodes estabelece para matar os meninos, deduz-se que eles chegarem dois anos depois no nascimento de Jesus.

Mas Ele ainda era um menino. Talvez balbuciando suas primeiras palavras e dando seus primeiros passinhos. Entram na casa e, sem duvidar, os homens da ciência se curvam diante do Messias prometido. Abrem seus tesouros. Entregam seus presentes finos e plenos de significado. Ouro, presente dos reis. Incenso, ícone dos sacerdotes. Mirra, a resina medicinal, apontando para a humanidade real do homenageado. Cientistas também podem ser profetas. Por meio de suas prendas estão afirmando que o menino é exatamente que as profecias diziam que Ele é.

Os sábios se prostram e adoram. Deixaram claro que tinham vindo para isso. Enquanto alguns vêm de tão longe como resposta a uma fé improvável, Herodes, que está tão perto, escolhe o caminho do ódio, rejeição e intolerância. Sente-se ameaçado pela eventual chegada de um rei concorrente.

O menino é de fato o Rei dos judeus. Porém, quando os céus anunciam sua chegada, a apresentação é outra: “Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo o Senhor”.  A José o anjo havia orientado: “Você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Herodes não tinha motivos de estar perturbado. O menino não queria ser seu concorrente, mas seu Salvador. Os magos, sábios cientistas astrônomos, perceberam isso e decidiram adorá-lo.

Até hoje as pessoas se dividem entre essas duas posturas diante de Jesus. Para você, quem Ele é? Uma ameaça perturbadora ou o Salvador pessoal?

Marcos Senghi Soares

 

Para ouvir esse texto na voz de Lanne Santos CLIQUE AQUI 

Para ler esse texto na versão em inglês CLIQUE AQUI

Outros textos da Série Especial de Natal:

Um menino nos nasceu

Os meus olhos viram a Tua salvação!