BLOG DO ALVO

CRÔNICAS DA ÚLTIMA SEMANA (II) – Maria de Betânia

700 ml. Mas representavam um verdadeiro tesouro. Custaram o equivalente a 300 dias de salário de um trabalhador comum – se ele pudesse guardar cada centavo durante quase um ano. Fragrância importada da Índia, para ser usada como os perfumes caros: bem pouquinho de cada vez, em ocasiões mais do que especiais.

Maria era de uma família simples. Nada indica que ela fosse rica. Talvez aquele frasco era seu maior patrimônio. Acontece que onde está o seu verdadeiro tesouro, aquilo que realmente você valoriza, seu coração está lá. Dinheiro, riqueza, bens materiais, sonhos de consumo, tudo isso perde o valor diante do Eterno.

Ela conhecia e amava o Mestre. Ele era um grande amigo da família. Um ano antes, seu irmão havia sido ressuscitado por ele, quatro dias depois do enterro. O que poderia valer mais do que isso? Se você já sofreu a dor da perda de um ente querido, você é capaz de avaliar o que representou para Maria a restauração de vida de seu irmão.

E então ela quis fazer o melhor para mostrar seu amor e consideração por Jesus. Não dava para ser menos do que o máximo. Para Maria, era abrir mão do que tinha de mais precioso. Sem conta-gotas. Sem economia. Sem miséria.

Entrou na sala onde Jesus estava. Quebrou o vaso, para que não sobrasse nada. Derramou o perfume sobre os pés e sobre a cabeça do Senhor. Era um reconhecimento de que ali estava um rei. Ela não se incomoda com as reações. Sabe que pode ser ridicularizada e incompreendida. Isso não fazia diferença nenhuma para ela. Seu foco era honrar a Cristo, não ser aplaudida pelos outros. “Ela fez o que pode”, ressaltou Jesus. Fez o que estava ao seu alcance.

É sempre assim: quem faz o que pode para honrar a Jesus, consegue transformar os atos mais simples em atos proféticos, plenos de significado. “Ela me ungiu para o meu sepultamento”, disse Cristo. A quebra de um vaso se torna um ato extraordinário de adoração, algo para ser lembrado onde quer que o Evangelho fosse pregado.

Nunca será demais o que fazemos para engrandecer a Cristo.

Leia o 1º texto da série clicando aqui: Hosana!