BLOG DO ALVO

Leio a Bíblia, mas não entendo nada!

Se você está entre elas, saiba que não está sozinho. Trabalhando há muitos anos com o ensino bíblico, percebi alguns erros que as pessoas cometem quando estão lendo a Palavra de Deus.

Antes de citar alguns, um alerta importante: o principal recurso para a compreensão das Escrituras é a iluminação do Espírito Santo. Se Ele não nos guiar à verdade, jamais conseguiremos compreendê-la. “As coisas espirituais se discernem espiritualmente”, ensinou o apóstolo Paulo. (I Coríntios 2:14).

Entretanto, considerando que a Bíblia é um livro escrito para seres humanos, alguns cuidados elementares nos ajudarão muito nessa atividade transformadora.

>> Conheça nossos cursos online da Bíblia

  1. Leia porções maiores. Fuja da tentação de ler pedaços isolados da Bíblia. Não se prenda aos capítulos apenas. Procure perceber até onde vai o assunto do trecho que está lendo – muitas vezes ele continua no capítulo seguinte. Se você ler pequenos pedaços de cada vez, pode não assimilar a história toda. Ai, terá mais dificuldade para entender.
  2. Não tenha pressa. Nesse caso, a pressa é inimiga da compreensão. A gente gasta horas e horas envolvidos em atividades tão fúteis (maratonar séries de TV, ver todos os jogos do seu time de futebol, assistir programas de culinária, navegar nas redes sociais), mas quando chega a hora de fazer a coisa mais importante que um ser humano poderia fazer (ouvir a voz de Deus), queremos fazer tudo de afogadilho. Se quer mesmo entender a Bíblia, dedique um tempo a isso.
  3. Preste atenção ao que lê. No nosso tempo de geração digital, a gente está perdendo a capacidade de interpretar textos. Estamos sendo adestrados para o audiovisual. Talvez vamos precisar mudar nossa forma de ler a Bíblia mas, por enquanto, ainda temos um texto. Se quisermos entendê-lo, é fundamental que a gente o leia com calma, prestando atenção à ordem e ao sentido das palavras. É o primeiro passo para entender o que está escrito.
  4. Leia a Bíblia inteira. Claro que isso demanda um tempo e, especialmente, um plano. A maioria das pessoas que diz não entender a Bíblia nunca a leu na íntegra. Quem faz isso regularmente, ganha uma compreensão geral muito melhor, que é essencial para a compreensão de um texto em particular. Se nunca fez isso, disponha-se a fazê-lo. A diferença será da água para o vinho. Na verdade, você vai encher sua vida de água (a Palavra) e o Senhor a transformará em vinho…
  5. Considere o abismo entre o autor e o leitor. A Bíblia foi escrita por cerca de 40 pessoas, ao longo de 1.600 anos. Nenhum deles falava a nossa língua, conhecia nossa cultura ou enxergava o mundo da mesma forma que nós. Isso quer dizer que precisaremos de algumas informações gerais para entender certas coisas na Bíblia – que soam muito estranhas à primeira vista. Dos cinco pontos citados neste texto, esse é o único que eventualmente vai demandar alguma ajuda extra. Os demais, dependem só de você. E, se você seguir os quatro primeiros, certamente vai ter disposição para seguir este aqui também.

    >> Conheça nosso KIT de estudo da bíblia inteira
Se quiser mais alguma ajuda ou se tiver alguma pergunta, fale com a gente. Estamos prontos para ajudar você.