BLOG DO ALVO

Crônicas de Moçambique 1 – APOSENTADORIA

APOSENTADORIA

O voo saiu de Guarulhos com destino a Luanda, levando a bordo a equipe missionária PIB & ALVO Moçambique. Como é de praxe, antes dos passageiros, embarca a tripulação. Comandante, copiloto, comissários. O de sempre.

Viagem tranquila, graças a Deus. Sem sobressaltos nem turbulências. A surpresa estava guardada para o fim. O último ato de uma viagem e de uma vida. Ao taxiar a aeronave pela pista do aeroporto 4 de fevereiro, o anúncio emocionado do comandante Lourenço Neto. Tinha sido seu último voo. Depois de algumas décadas a serviço daquela empresa aérea, o piloto estava se aposentando. Fim de carreira.

Ser testemunha de um momento como esse é, ao mesmo tempo, um privilégio e uma emoção. Quanta coisa passou na sua mente enquanto Comandante Neto dizia aquelas palavras. Ele era um veterano da empresa, responsável por voos inaugurais importantes. O que será que ele pensava quando passou por nós, que não sabíamos de nada sobre aquele ser seu último voo como piloto de um Boing 777?  Como estavam suas emoções? Será que ele já fez os planos para a aposentadoria? O que estaria fazendo hoje, primeiro final de semana sem pensar na próxima escala, depois de tantos anos?

Por alguma razão, esse episódio me fez lembrar de um dos versículos mais lindos da Bíblia, na minha opinião. Tão impactante, que me motivou a escrever um livro (“Legado, Seu Presente para o Futuro”). São as palavras de Paulo pregando em Antioquia da Pisída, em sua primeira viagem missionária. Falando sobre Davi, diz o apóstolo que “tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus para a sua geração, adormeceu” (Atos 13:36)

Justifico: Davi não teve a opção do Comandante Neto. Ele pilotou uma nação por quase 40 anos, mas nunca parou de voar. O texto não diz o que esperávamos que acontecesse ao final de uma carreira bem-sucedida. Para nós, o natural seria que se lesse: “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus para a sua geração, se aposentou. Foi para sua casa de campo, curtir os netos e a fortuna”.

Mas não foi assim. Porque na caminhada com Deus, a gente não aposenta. Enquanto temos fôlego de vida, o que se espera de nós é que sejamos produtivos para nossa geração, impactando pessoas. Uma vida que vale a pena é aquela que for útil até o fim.

Quem faz isso vai além de “deixar a vida para entrar na História”. Esses saem da História para deixar um legado.