BLOG DO ALVO

TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE: por onde começar?

Vejo com muito bons olhos o movimento de transformação da cidade que começa a surgir em algumas igrejas metropolitanas. Embora não tenha sido o primeiro, a ideia ganhou bastante força com o livro de Tim Keller, Igreja Centrada (Ed Vida Nova, 2014).

Resumidamente, a proposta é de que a igreja precisa ser agente de transformação da cidade onde está. 70% das pessoas no mundo atual vive nas cidades. Portanto, a maioria das igrejas hoje é urbana. Assim, nossa missão deveria incluir uma influência em 7 áreas principais:

  1. Religião
  2. Educação
  3. Mídias
  4. Entretenimento e artes
  5. Governo
  6. Empresa
  7. Família

Como cristãos, deveríamos ter conhecimento e envolvimento em todas essas áreas, a fim de afetá-las com a cosmovisão cristã, ao invés de simplesmente nos sentar para reclamar de como elas nos influenciam e nos levam para longe de Deus.

Nós, do Instituto Alvo, entendemos que para que isso aconteça de forma que glorifique a Deus e transforme pessoas por inteiro, a Igreja de Cristo Jesus (agrupada em suas várias comunidades locais) precisa estar preparada e alicerçada na Palavra de Deus. Precisamos treinar uma geração de pessoas com visão de futuro, engajamento social e clareza de propósitos, que creia e viva os valores do Reino de Deus em sua época.

Por isso, o que fazemos não visa simplesmente encher a cabeça das pessoas de conhecimento. Nossa visão é de que cada aluno do Alvo possa, ao final de um curso em qualquer das áreas oferecidas, enxergar um pouco melhor qual é o seu papel no Corpo de Cristo e como exercê-lo com relevância.

Não é questão de adestrar pessoas para a realização de tarefas. É entender o exercício dos seus dons e talentos como um GPS que nos leve ao propósito maior de Deus para nossas vidas. É assim que encontramos sentido para a vida.

É isso que oferecemos às igrejas e aos cristãos.