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6 erros de liderança que você ainda vai cometer

 

Listei para você seis erros comuns, mas evitáveis. Dê uma boa olhada nessa lista. Ela pode ajudar você a implementar avanços nas suas decisões e atitudes com líder.

1. Não valorizar as pessoas que estão dando apoio. Por vezes, investimos tanto  tempo, delicadeza e esforço para convencer aqueles que se opõem à nossa liderança e acabamos deixando de lado aqueles que nos são leais. Essa atitude (que nunca passa despercebida) tem o poder letal de desestimular os que estão se esforçando pela equipe.

2.Mudar de ideia toda hora. Um líder não pode ser a cara do livro que está lendo (a menos que seja a Bíblia…). Se cada vídeo assistido ou cada curso feito altera o curso do seu projeto, fica claro que você não sabe para onde quer ir. Isso trará forte instabilidade nos liderados. Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum – e paralisa sua equipe junto com ele.

3. Não conhecer bem os liderados. Você sabe o nome de toda a sua equipe? Sabe como cada um reage e é capaz de lidar com cada um de acordo com seu jeito de ser? Mesmo que essa característica não lhe seja natural, é algo que fará um upgrade extraordinário na sua liderança. Afinal, quem é que não gosta de ser tratado como uma pessoa única?

4. Demorar pra tomar decisões. A procrastinação, aquela coisa de “empurrar com a barriga”, é algo devastador para um bom líder. Se é verdade que alguns problemas se resolvem por si (e nesse caso, seriam mesmo problemas??), a realidade é que a maioria deles exigem nossa atuação. Quanto mais tempo levamos para decidir o que precisa ser decidido, maior a chance de que as coisas saiam do controle

5. Tomar decisão precipitada. O extremo oposto do erro anterior é a pressa. Há decisão e decisão. Algumas precisam ser tomadas de imediato ou com brevidade. Outras demandam maior reflexão, tempo ou levantamento de informações. Cabe ao bom líder desenvolver a sensibilidade necessária para saber quando é para esperar e quando é para ser rápido.

6. Agir com incoerência. Quem fala uma coisa e faz outra perde o respeito das pessoas. Padrões de caráter e comportamento não são adaptáveis a cada contexto. Se seu liderado perceber que você mesmo não segue em suas atitudes o que cobra no seu discurso, em pouco tempo você será motivo de piada. E aí, adeus liderança.