BLOG DO ALVO

COMO ESCOLHER MATERIAL PARA SUA ESCOLA DOMINICAL

Esse é o drama perene de superintendentes, coordenadores ou líderes do Ministério de Ensino (ou Ensino Bíblico Dominical – EBD ou Educação Cristã, dependendo da nomenclatura usada na sua igreja).

Em nossa experiência treinando professores e líderes da área de ensino bíblico, detectamos uma falha estrutural no processo de definição do material a ser usado. É que, com honrosas exceções, as igrejas brasileiras simplesmente não têm uma FILOSOFIA DE ENSINO BÍBLICO definida. Em outras palavras, elas não desenvolveram um projeto de longo prazo que balize as ações ano após ano.

>> Conheça nosso KIT de estudo da bíblia inteira (é possível comprar os fascículos individualmente) 

Daí a dificuldade que enfrentam ano após ano, quando não trimestre após trimestre. Sem um currículo de médio e longo prazo, os professores acabam sem rumo. Leia esse post com os membros de sua equipe de ensino. Avalie com eles se estão incorrendo em algum dos erros citados. Compartilhe com colegas de outras comunidades.

  1. ESCOLHER MATERIAL NOVO A CADA TRIMESTRE

Se isso acontece, é sinal de que sua igreja não tem um currículo de longo prazo (pelo menos 4 ou 5 anos). Isso quer dizer que os alunos de sua Escola Dominical (ou similar) estão rodando em círculos no seu conhecimento bíblico, à semelhança do povo de Israel no deserto! Um projeto de educação precisa ter um rumo certo – e isso não se faz de três em três meses.

>> Conheça nosso KIT de estudo do novo testamento (é possível comprar os fascículos individualmente)

  1. DEIXAR CADA PROFESSOR DECIDIR SEU PRÓPRIO MATERIAL

Se isso acontece, é sinal de que os alunos não terão qualquer sequência didática quando mudarem de uma classe para outra. Sem contar que, ao invés de estudar “todo o desígnio de Deus”, nesse modelo sua igreja está estudando apenas aquilo que “toca o coração” desse ou daquele professor. Assuntos preferidos e preteridos não formam uma boa base de ensino bíblico para uma igreja.

>> Conheça nosso KIT de estudo do velho testamento (é possível comprar os fascículos individualmente)

  1. COMEÇAR O PROJETO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ PELO MATERIAL DIDÁTICO

A revista ou programa adotado não é o que define a Filosofia de Ensino de uma igreja. O correto é o contrário. Primeiro você define o que é importante ensinar na igreja. E, cá para nós, se o ensino da Bíblia inteira, livro por livro, não fizer parte disso, é difícil imaginar onde sua igreja vai acabar parando. O ensino temático (por assuntos) é importante, mas não pode ser exclusivo. Pense nisso tudo enquanto se prepara para mais um ano.

>> Conheça nossos treinamentos para professores e Educadores Cristãos