BLOG DO ALVO

SOBRE CORRER, SUPERAR E AMAR

Hoje aprendi duas grandes lições. Fui assistir a uma corrida dos alunos da Jaworek Elementary School aqui em Malborough/MA. O objetivo era arrecadar fundos para a escola e também desenvolver atitudes e postura nos alunos.

Estava lá para ver o Mateus, um dos três filhos do casal que nos hospeda aqui, a Simone e o Marquinhos. Esse meu querido amigo de 7 anos tem uma deficiência visual. Ele é uma pessoa normal que não enxerga. Sua história de vida é, em si mesma, um exemplo de superação. Nosso Mateuzinho é um vencedor. Por isso, sem medo de ser feliz, participa da corrida, não para competir com os outros, mas para, mais uma vez, superar seus próprios limites. Essa foi a primeira lição do dia.

Mas outra coisa me chamou a atenção. Sua coleguinha de turma, a Melanie, ficou responsável por conduzi-lo no circuito. Ela ficou de mãos dadas com ele em TODO o tempo. Não desgrudou dele por um segundo. Claro, eles não conseguiram acompanhar os outros. Mesmo assim, ela ficou ao seu lado, abdicando do momento de diversão no ritmo dos outros. Vez por outra, eles se cansavam. Ela parava, falava algumas palavras de incentivo, esperava o Mateus se recompor. E seguia feliz, como alguém que cumpria o seu dever por prazer, não por obrigação.

Voltei para a Escola Primária para aprender uma lição de gente grande. É desses dias que a gente nunca mais vai conseguir esquecer.