BLOG DO ALVO

3 ERROS A SEREM EVITADOS NO ESTUDO BÍBLICO

1. Não comece de qualquer lugar

Você já ouviu alguém dizer que é melhor começar a estudar a Bíblia pelo Novo Testamento (em particular pelo Evangelho de João)? Essa sugestão é, no mínimo, estranha. Isso porque o Novo Testamento encontra sua base e início no Velho. Deus está progressivamente, desde Adão e Eva, revelando e ampliando sua comunicação sobre Si mesmo ao ser humano. Começar pela metade é como ler um livro de 20 capítulo começando do 15º. Não faz sentido. Comece de Gênesis. Sua compreensão da Bíblia será muito melhor.

         >> Conheça nosso KIT de estudo da bíblia inteira

2. Não trate a Bíblia como uma enciclopédia

A Bíblia não é um dicionário, que você consulta por verbetes. É um livro composto de vários estilos literários, tais como narrativas, poesias, profecias, cartas etc. Então, tome o devido cuidado quando consultar uma chave bíblica. O fato de uma palavra se repetir em três ou quatro textos diferentes não quer dizer que o sentido seja o mesmo ou até complementar. Para entendermos o que a Bíblia diz sobre um determinado assunto, é necessário ter a visão geral do seu ensino ao longo de toda a revelação constante na Palavra de Deus, do começo ao fim.

          >> Conheça nosso KIT de estudo do novo testamento

3. Não faça a Bíblia falar o que você quer

É muito comum que a gente vá para a Bíblia tendo já uma concepção sobre a vida ou uma área específica sobre a qual estamos lendo. Nada pode ser mais equivocado do que isso. Nós é que temos de nos submeter e amoldar ao que a Palavra de Deus diz, não o contrário. Quando alguém diz “a Bíblia diz isso, mas eu não concordo”, o exame que faz das Escrituras já perdeu totalmente o sentido. Toda vez que lemos a Bíblia, ela nos confronta e nos obriga a reconhecer que ele está certa e nós estamos errados. A Bíblia é Deus falando conosco. É uma insanidade discordar dele.

           >> Conheça nosso KIT de estudo do velho testamento