BLOG DO ALVO

O Facebook de Tiago

A carta de Tiago ecoa o ensino de Jesus no Sermão do Monte, no qual o Mestre deixa claro que a religiosidade dos fariseus e escribas não era suficiente para agradar a Deus e desenvolver o espírito.

Uma das áreas da vida mencionadas neste contexto de espiritualidade prática é a língua. São alertas fortes e explícitos, corroborados por outros apóstolos, que ajudam poderosamente a vida de quem deseja usar sua língua de forma coerente com a religião que realmente agrada a Deus.

Em dias de mídias sociais, a língua são os dedos. Quanta coisa reprovada pelas Escrituras anda saindo nas postagens dos filhos de Deus todos os dias. Dê uma olhada em algumas coisas que devemos evitar, como cristãos:

  1. Linguagem obcena e maledicências (Colossenses 3:8)
  2. Conversa frívola (Efésios 5:3-4)
  3. Mentiras (Colossenses 3:9; Efésios 4:25)
  4. Verborragias (Efésios 4:31)
  5. Linguagem depreciativa (Ef 3:29)

Já pensou quanta coisa não deveria ter sido publicado nas últimas semanas?

Anote aí seis princípios a respeito da língua em Tiago. Se esse apóstolo estivesse vivo, sua conta no Facebook jamais seria palco para desfilar um uso carnal das palavras, porque ele ensinava que:Usar mal minha língua depõe contra minha fé (1:26).

    1. Usar mal minha língua é sinal de imaturidade (v.2).
    2. Usar mal minha língua me deixa sem controle do resto do meu ser (v.3,4).
    3. Usar mal minha língua pode incendiar o mundo (v.6).
    4. Usar mal minha língua pode envenenar alguém (v.8).
    5. Usar mal minha língua é fazer sair dela benção e maldição (v.10).

Que tal fazer uma revisão nas postagens e conversas, deletar o que não se encaixa e começar a vigiar mais nas próximas vezes?